Cidade dos Ossos ( Os Instrumentos Mortais, #1)
Autora: Cassandra Clare
Páginas: 462
ISBN: 97885087140
Ano: 2010
Nota: 5/5 (Ótimo)Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.
Já conhecia a série The Mortal Instruments em razão das pesquisas que faço direto pelos sites Amazon e Book Depository. Como - ainda - não sei ler em inglês tenho que aguardar a publicação dos mesmos aqui no Brasil em português.
Assim que a Editora Galera Record lançou Cidade dos Ossos aqui no Brasil fiquei ainda mais ansioso e as resenhas, promoções, e reviews só aumentavam as minhas expectativas.
Assim que adquiri o livro fui conferir cheio de vontade um dos lançamentos mais comentados do momento.
No ínicio, Cassandra "joga" o leitor para o Mundos das Sombras porem como é um mundo novo há muita informação, pensava que tudo estava perdido. Na segunda parte do livro em diante a narrativa torna-se mais clara e acima de tudo instigante.
O enredo é narrado em terceira pessoa onde o foco principal é na personagem Clary que desde o começo se mostra uma garota forte e corajosa. Querendo salvar tudo e a todos. Sim, ela tem um espiríto heróico. Jace o galã, é um dos personagens mais hilários principalmente pela suas falas irônicas e sarcásticas. Todos personagens do livro são bem marcantes e mesmo aqueles que tenham uma "participação especial" são significativos para a estória.
O livro tem um ritmo ótimo, me fez virar as páginas para saber o que aconteceria em seguida. Todos os capítulos possuem uma ação, um ponto positivo para o livro que não torna a leitura cansativa em nenhum momento.
Indispensável dizer que o livro traz muitas referências do mundo Pop, uma delas a série Harry Potter mas isso não é um fator negativo mas, criativo da autora que usou da imaginação para criar aqui, em Cidade dos Ossos situações que aparentemente possam parecer um exagero o que na verdade se encaixa perfeitamente naquela ação tornando tudo muito normal. "Como por exemplo pegar uma moto movida a sangue de demônio".
Os cenários apresentados são fantásticos, ora sombrios, ora alegres e coloridos o que achei interessante, isso fez com que "viajasse" ainda mais no livro.
Um livro que começa com intenções por hora confusas vão se "diluindo" a cada página trazendo revelação, paixão, traição, e reviravoltas, muitas reviravoltas que vão deixá-lo de queixo caído, chegando a um final de tirar o fôlego. Claro que o livro deixa muitas lacunas para o próximo Cidade de Cinzas (previsto para Abril/2011) porem, isso não tira o mérito de Cidade dos Ossos ser uma das melhores revelações literárias de 2010. (Aqui no Brasil).