domingo, 28 de agosto de 2011

Resenha: A Janela de Overton - Glenn Beck

Título: A Janela de Overton
Autor: Glenn Beck
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219350
Ano: 2011
Nota: 4/5
 
Sinopse
Um plano para destruir a America, há centenas de anos sendo planejado, está prestes a ser colocado em prática. Uma poderosa técnica chamada Overton Window que pode modificar nossas vidas, nossas leis e nosso futuro. Ela funciona manipulando a percepção pública para que nossas ideias pensadas anteriormente pareçam ser radicalmente aceitas. Mude a Janela e mude o debate. Mude o debate e mude o país. 
Para Noah Gardner, um executivo de Relações Públicas com 20 e poucos anos, é seguro dizer que a teoria política é a única coisa em sua mente. Inteligente, solteiro, bonito e isolado dos problemas do mundo com a riqueza e o poder de seu pai, Noah é muito mais preocupado com o futuro de sua vida social do que o futuro de seu país. 
Mas tudo isso muda quando Noah encontra Molly Ross, uma mulher que é consumida pelo conhecimento de que a América que conhecemos está prestes a ser perdida para sempre. Ela e seu grupo de patriotas se comprometeram a recordar o passado e lutar por um futuro, mas Noah, convencido de que são apenas teorias de conspiração erradas, não está interessado em emprestar suas habilidades consideráveis para a sua causa. E, então, o mundo muda. 
Um ataque sem precedentes sobre o solo dos E.U.A. sacode o país para o núcleo e coloca em movimento um plano assustador, décadas sendo formulado, para transformar a America e demonizar todos os que se interpõem NO caminho. Em meio ao caos, muitos não sabem a diferença entre a teoria da conspiração e conspiração realidade ou, mais importante, em qual lado lutar.Mas para Noah, a escolha é clara: Expor o plano, revelando os conspiradores por trás dele, é a única maneira de salvar tanto a mulher que ele ama quanto sua liberdade. 

Uma verdade incoveniente

Começo essa resenha com o título do documentário feito pelo ex-vice presidente dos EUA Al Gore, que recebeu o Nobel da Paz em 2007, junto com o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU, "pelos seus esforços na construção e disseminação de maior conhecimento sobre as alterações climáticas induzidas pelo homem e por lançar as bases necessárias para inverter tais alterações".
Em A Janela de Overton a verdade que conhecemos é de abrir os olhos, onde: governos, partidos políticos e promessas são miragens, um disfarce para mascarar a exploração dos que estão "lá em cima" fazem com o povo. Nada muito diferente da realidade.
A conspiração política é o cenário desta obra escrita por Glenn Beck que mistura diversos assuntos resultando em um thriller alucinante. Cada capítulo puxa o outro para uma nova ação que poderá conter terríveis consequências.
O fato de Noah Gardner um executivo na faixa dos 20 e poucos anos, ser o filho do dono de uma grande empresa de Relações Públicas envolvida em assuntos secretos do EUA, e se apaixonar por Molly Ross a jovem patriota e engajada a ideais políticos chega a ser uma ironia, pois, isto dificilmente poderia acontecer na realidade.
Os personagens são explorados de formas bem marcantes. Confesso que no ínicio surgiram algumas suspeitas em relação a alguns personagens se eles eram do "bem ou do mal" mas, aos poucos eles vão se revelando. 
Os questionamentos abordados é o foco em algumas questões, como: tudo o que a mídia diz é verdade? O governo realmente cumpre as promessas? Até onde as leis são cumpridas? E outras revelações que me deixaram supreso.
Confesso que o meu interesse na trama oscilou muito, há momentos bem teóricos e outros políticos demais o que torna a leitura cansativa. Aos poucos a história foi ganhando forma e a citação de acontecimentos reais como, o atentado de 11 de setembro e a primeira emenda são alguns fatores estimulantes para a trama. É claro que por trás há todo um processo de pesquisa que Glenn nos apresenta no final do livro.
A Janela de Overton é uma obra complexa que abriu os meus olhos para algumas coisas e tenho certeza que irá abrir os seus também, a cada página ela nos desafia para ver se conseguimos descobrir o seu segredo. Recomendado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba as últimas atualizações

Receba as novidades no seu email

Clique e some