terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Especial: Natal Literário




Então é natal!

FELIZ NATAL leitores do Livros entre Amigos, gostaria de agradecer em nome do blog mais um natal que passamos juntos com vocês.

Hoje preparei um post especial sobre a campanha Natal Literário que aconteceu no espaço Trianon na Av. Paulista no dia 18/12. A ideia do projeto partiu do autor e amigo Leandro Schulai e a nossa parceira Milena Querubim. O intuito era doar livros para todas as pessoas, sem discriminação, disseminando cultura e literatura.

O evento começou por volta das 11hs da manhã e contou, inclusive comigo, com os blogueiros: Prih do Bookaholic; Dani do Olhos de Ressaca; Vivi do Filmes, Livros & Séries; Leandro Schulai do Vale dos Anjos; Mih Querubim do Memories of the Angel; Josy  e Erica do Dragões de Éter Groups; o Jau e a Carolina do blog A Profecia de Leslienth do Moises Suhet, que também estava presente. Munidos com uma média de 450 livros de diversos temas, desde romances a autoajuda, antigos e lançamentos, nossa primeira doação foi para um morador de rua que escolheu Harry Potter e a Pedra Filosofal, e logo depois começamos a saga para distribuir os livros. Cada blogueiro pegava uma pilha e ia ao encontro das pessoas que estavam próximas, que passavam em frente ao MASP, que estava na fila do museu, para os policiais, para os reivindicadores, na fila do ônibus...

Você deve pensar que doar livros é fácil, não é! A parte mais difícil é que grande parte se recusava a receber por achar estávamos vendendo ou tentando juntar uma grana para a faculdade ou algo assim. Já outras agradeciam com um sorriso nos olhos e nos parabenizava pela ação, que infelizmente, não acontece com tanta frequência. Depois de um tempo eu e a Vivi resolvemos atravessar a rua e oferecer no Starbucks, e foi aí que sentimos a diferença. Todos nos receberam muito bem, desde clientes até os funcionários que surtaram quando souberam que eram livros de graça. (Rolou até um Frappuccino na faixa, e isso não estava nos planos). Logo depois, todos mudaram para lá e a resposta do público foi totalmente positiva, até mesmo das pessoas que caminhavam na calçada.

Um dos momentos mais marcantes para mim foi uma moça que estava no ponto de ônibus e foi uma das privilegiadas. Quando voltamos para buscar mais livros percebemos que ela já estava devorando o livro e tivemos que registrar este momento:


Ter participado de uma ação como essa não tem preço, mesmo debaixo de chuva e vários “NÃO OBRIGADO”, nossos esforços foram recompensados com gestos simples, como um aperto de mão, um voto de Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, um brilho nos olhos, um sorriso.

E para tornar isso mais especial, tivemos que registrar e mostrar para vocês como foi: 

 

Quero muito agradecer a todos que participaram e ano que vem espero que tenhamos mais livros e mais pessoas participando deste incrível projeto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba as últimas atualizações

Receba as novidades no seu email

Clique e some